Como parte do cronograma de atividades da Acolhida Cidadã Solidária 2016/1, a equipe de Tradutores/Intérpretes de Libras/Português (Tilsp), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/FURG), realizou o encontro “Acolhida aos surdos da Universidade”. O encontro teve como objetivo o acolhimento de discentes e docentes surdos de todos os campi da Universidade.

A reunião contou com a participação da coordenadora de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante (CAAPE), Leticia Burlamaqui e da Diretora de Desenvolvimento do Estudante (DIDES), Sirlei Schirmer, que apresentaram as questões relativas ao acompanhamento e apoio pedagógico que visam o desenvolvimento dos estudantes na Universidade. Assim como, a equipe de servidoras Tilsp da CAAPE/DIDES, organizadoras da atividade, Fabiana Mello, Kati Aikin, Luciara Brum, Naraina Gentil e Selma Tarouco que apresentaram os aspectos que envolvem os serviços de tradução e interpretação de libras/português na Universidade.

Visando à organização e qualificação dos serviços ao longo do semestre, no encontro foram compartilhadas, com os surdos presentes na ocasião, informações sobre o procedimento para solicitação dos serviços de tradução e interpretação, avaliação da metodologia de trabalho da equipe de Tilsp (que atua em duplas nas salas de aula, visando a qualificação das traduções, bem como preservação da saúde dos servidores devido ao excessivo desgaste psicofísico inerente à função).

A equipe de Tilsp disponibilizará através do site da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) um “Formulário de Solicitação” próprio para solicitar serviços de tradução e interpretação de libras/português na Universidade. Até que o formulário seja disponibilizado, as solicitações de Tilsp devem ser feitas à CAAPE, exclusivamente, através do email: equipetilsp@furg.br

 

reunião acolhida 1reuniao acolhida 2

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), por meio da Diretoria de Desenvolvimento do Estudante (DIDES), divulga que as inscrições para o edital de seleção de candidatos a bolsistas - cadastro reserva - estão abertas até 21 de março. A atuação é no Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Específicas (PAENE).

O Paene tem embasamento na Deliberação Nº 157/2010 do Coepea, que instituiu o Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante - PDE, ao qual está vinculado. A ação tem por objetivo promover a melhoria das condições de acessibilidade e permanência dos estudantes com deficiência e/ou necessidades específicas, por meio do apoio de bolsistas para interação pedagógica em sala de aula e no ambiente universitário.

As inscrições podem ser feitas em www.sinsc.furg.br

Edital

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), por meio da Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), divulga edital de seleção para estágio remunerado, não obrigatório, para atuação na Coordenação de Alimentação, Alojamento e Transporte Estudantil (CAATE) e na Coordenação de Bem Viver Universitário (CBVU). As inscrições podem ser feitas até 17 de março.

Serão disponibilizadas três vagas com carga horária de 30h semanais. Ficarão ainda classificados dois suplentes por vaga. Poderão participar estudantes regularmente matriculados e frequentes em curso de graduação da FURG.

Mais informações estão disponíveis no edital abaixo.

Edital

Devido a problemas de infiltração no prédio do Restaurante Universitário (RU) do campus Carreiros, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), o horário do jantar desta quinta-feira, 03/03, foi modificado. A janta será das 17h30min às 19h, tendo em vista que não será possível utilizar iluminação na área de entrada nem dos buffets.

Para maiores informações:

Seleção simplificada

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) convida as comissões de formatura dos cursos que concluem suas atividades nos 1° e 2 ° semestres de 2016 para uma reunião, a fim de organizar as solenidades de outorga de grau.

A reunião sera no dia 03 de março, na sala Estuários, no CIDEC, às 18h.

Os cursos que ainda não realizaram seu cadastro junto a PRAE devem procurar a Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) para formalizar a comissão. É importante que cada curso tenha um representante para tratar dos assuntos da solenidade (comissão), e que este saiba detalhar a quantidade de formandos e se algum estudante de sua turma precisa de atendimento específico.

Para maiores informações, entrar em contato com a Coordenação de Bem Viver Universitário (CBVU), através do e-mail: cbvu@furg.br ou pelo telefone:3237-3028.

A partir desta segunda-feira, 29/03, com o reinício das aulas, os Restaurantes Universitários (RUs) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG retornam aos seus horários usuais. O atendimento à comunidade acadêmica será realizado conforme cronograma abaixo.

Horários (a partir de 29 de fevereiro)

RU Campus Carreiros
Café da Manhã: de segunda a sexta-feira, das 7h15min às 9h; aos sábados, domingos e feriados, das 8h30min às 9h30min.
O café da manhã será servido exclusivamente para os acadêmicos residentes das Casas do Estudante Universitário.
Almoço: de segunda a sexta-feira, das 11h15min às 14h; aos domingos e feriados, das 12h às 13h30min.
Jantar: de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h; aos sábados, domingos e feriados, das 18h30min às 19h30min.

RU CCMar
Almoço: de segunda a sexta-feira, das 11h15min às 14h; e aos sábados, das 12h às 13h30min.
Jantar: de segunda a sexta-feira, das 18h15min às 21h.

A Diretoria de Assistência Estudantil (DAE/PRAE), através da Coordenação de Alimentação, Alojamento e Transporte – CAATE, torna público que os novos acadêmicos deverão realizar o cadastro biométrico para que possam utilizar os Restaurantes Universitários.

O cadastro será realizado conforme especificação abaixo:

Campus Carreiros: de 29/02 a 11/03/2016, no Prédio da Representação Estudantil, localizado próximo ao RU.

Horários:

das 09h15 às 09h45
das 11h às 14h
das 18h às 21h

Campus Saúde: de 29/02 a 11/03/2016, no RU CCMar

Horário: das 11h15 às 14h

Para realizar o cadastro é imprescindível a apresentação do comprovante de matrícula assinado pela coordenação do curso e um documento de identidade com foto.

Após o dia 11 de março o processo passa a ser realizado somente no balcão de atendimento da DAE/PRAE, localizada no prédio das Pró-Reitorias.

Estudante da FURG – Vem conhecer teus hábitos alimentares

O projeto de mestrado “Hábitos alimentares dos estudantes usuários dos restaurantes universitários da FURG: uma análise fundamental no processo educacional” está sendo desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde desta Universidade pela acadêmica Eliana de Freitas Pereira sob orientação da professora Ana Paula Votto. O objetivo geral da pesquisa é analisar os hábitos alimentares e a percepção quanto a sua importância por parte dos estudantes universitários usuários do Restaurante Universitário da FURG. Pretendemos pesquisar qual é o comportamento alimentar destes e sua percepção quanto à importância para sua vida acadêmica.
A metodologia utilizada se constituirá de um questionário que será preenchido online pelos estudantesde graduação desta Universidade que utilizam os Restaurantes Universitários do Campus Carreiros e do CCmar, com questões objetivas e dissertativas.
Segue abaixo o link para preenchimento do questionário. Contamos com sua participação!

http://goo.gl/forms/KRi3qnbMNR

Folder da pesquisa: clique aqui

A Universidade Federal do Rio Grande (FURG), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), divulga os editais 01/2016 (Renovação) e 02/ 2016 (Inclusão) para a solicitação dos benefícios vinculados ao Subprograma de Assistência Básica (transporte, alimentação, auxílio permanência, moradia estudantil e auxílio pré-escola). O subprograma atende ao disposto no Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante - PDE/FURG, instituído pela Deliberação Nº 157/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração - COEPEA. O período de inscrições será de 29/2 a 07/3/2016 pelo link http://www.sistemas.furg.br. Demais informações pelo telefone (53) 3293-5086. Os editais podem ser conferidos abaixo:

EDITAL DO SUBPROGRAMA DE ASSISTÊNCIA BÁSICA 1º SEMESTRE/2016 - RENOVAÇÃO clique aqui
EDITAL DO SUBPROGRAMA DE ASSISTÊNCIA BÁSICA 1º SEMESTRE/2016 - INCLUSÃO clique aqui