Projeto - Dia da Berga

 

A atividade consiste em distribuir bergamotas, água quente e erva mate à comunidade universitária em todos os campi da FURG em uma determinada data no inverno gaúcho, e perpetuar a cultura de “lagartear”. Também são oferecidas mantas para que as pessoas possam sentar ao sol e degustar a fruta que recebe o nome de mexerica e tangerina em outras regiões do Brasil.

Lagartear é uma gíria muito usada no sul do Brasil, que define o ato de deitar-se ou sentar-se ao sol em dia de bastante frio. Esse ato fica muito mais prazeroso para o gaúcho quando degusta-se a bergamota ("berga"), fruta cítrica de casca fina e cor alaranjada, muito consumida na companhia de um bom chimarrão.

A iniciativa de criação da assistente social Ingrid Celmer Donald no ano de 2016, surgiu com o objetivo de apresentar aos acadêmicos vindos de outras localidades para estudar na universidade um pouco da cultura rio-grandina de unir a Bergamota com o chimarrão. Atualmente o evento é muito mais do que isso, é um ponto de encontro, lazer e integração de estudantes que aproveitam o espaço para conversar e promover sua saúde mental .