Programa IntegraCEU: construindo relações e integrando culturas entre os moradores das Casas do Estudante Universitário - CEUs da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Programa que engloba as atividades promovidas por servidores da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PRAE ou pelos próprios moradores das CEUs no âmbito do Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante - PDE, Subprograma de Assistência Básica, Ação Moradia Estudantil, e Subprograma de Formação Ampliada, Incentivo à cultura e ao Esporte.

O Programa IntegraCEU foi idealizado pela Assistente Social Darlene Torrada Pereira quando esteve a frente da pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis - PROACE no ano de 2005 e consistia em diversas atividades realizadas com o objetivo de integrar os moradores das CEUs. Dentre as atividades destacaram-se a Biblioteca na CEU, aulas de Inglês, Olimpíadas, excursões, debates, oficinas e Clube de Trocas. Com a criação da PRAE, suas diretorias e coordenações a partir de 2009, e a consequente ampliação da equipe multiprofissional os projetos foram qualificados proporcionando aos moradores das CEUs significativa melhora na vivência coletiva, na integração estudantil, no rendimento acadêmico e na qualidade de vida dos moradores.

Contempla diversos projetos com o objetivo principal de integrar os estudantes que vem de outras localidades para estudar na FURG e residir na cidade do campus onde se desenvolve o seu curso de graduação ou pós-graduação,  e que possuem uma situação de desigualdade socioeconômica comprovada por análise em edital específico.

As ações do Programa IntegraCEU vão desde a Representação Estudantil através da diretoria de cada moradia estudantil até cultivo de horta para sua subsistência.

Justificativa:

O Governo Federal, através do Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007, criou o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, tendo por objetivo dar continuidade ao processo de crescimento das IFES, reestruturação interna e ampliação do número de estudantes no ensino de graduação. A FURG fez sua adesão ao REUNI e ao SISU – Sistema de Seleção Unificada o que resultou em sua rápida e efetiva expansão. Esse fato trouxe para a instituição a necessidade de oferecer aos estudantes de fora do município um local adequado para a moradia estudantil. 

Juntamente com o momento de exceção vivido pela Universidade em virtude da mudança na forma de ingresso, Lei de Cotas – Nº 12.711/2012 e sua complementação através da Lei Nº 13.409/2016, ocasionou um aumento na demanda por Assistência Básica - Moradia Estudantil/modalidade CEU, pois possibilitou o ingresso de muitos estudantes das camadas populares, em comprovada situação de desigualdade socioeconômica ao ambiente acadêmico.

Neste sentido a FURG no intuito de garantir a infraestrutura de moradia necessária para seus estudantes, visando garantir as condições de permanência, equidade social e conclusão no curso universitário, instituiu o Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante – PDE através da Deliberação 157/2000 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão que visa promover o desenvolvimento pleno do estudante da FURG. O PDE estrutura-se em 3 (três) subprogramas: de Apoio Pedagógico, de Formação Ampliada e de Assistência Básica.

Podemos destacar que o Subprograma de Assistência Básica tem como objetivo promover a equidade no ambiente acadêmico por meio de ações específicas para o atendimento a população estudantil com vulnerabilidade socioeconômica ou portadora de necessidades específicas, abrangendo auxílio a alimentação, a moradia, ao transporte, a pré-escola, a permanência e as necessidades especiais.

Desta forma, a oferta de uma residência estudantil pode, entre outros resultados possíveis, melhorar o rendimento acadêmico dos estudantes/moradores, bem como colaborar com a redução dos índices de evasão escolar visto que muitos destes estudantes são de baixa renda familiar e/ou estão longe do ambiente familiar. Além disto o espaço da moradia estudantil promove a qualidade de vida proporcionando-lhes vivência coletiva, integração estudantil e melhoria na participação nas atividades acadêmicas, de pesquisa e de extensão.

Objetivo Geral

Integrar os estudantes que vem de outras localidades para residir na Casa do Estudante Universitário – CEU/FURG, através de atividades de representação estudantil e bem viver universitário.

Objetivos Específicos

- possibilitar aos moradores das CEUs participar ativamente na organização política da moradia estudantil;

- facilitar aos moradores das CEUs encaminhar e contribuir nas questões de manutenção da infraestrutura da moradia estudantil;

- acolher e apoiar os moradores através de projetos com cunho psicopedagógico;

- proporcionar vivência coletiva e troca cultural na moradia estudantil;

- possibilitar a participação dos moradores das CEUs em projetos de bem viver - promoção à saúde, arte, esporte e lazer inclusive aos finais de semana;

- estreitar as relações interpessoais dos moradores com os trabalhadores da PRAE, facilitando a comunicação entre estes.